IArvore - Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar resultados periódicos e proporcionar a cultura da ciência de dados institucional. Esse dashboard proporciona uma visão clara e concisa do desempenho de projetos e gestão de negócios, orientando a tomada de ações estratégicas em atividades de Arborização Urbana.

Acesse o IArvore – Analytics da cidade de Teresina Piauí
Vantagens do IArvore - Analytics

Visão digital 360º
Monitoramento individual de árvores urbanas em espaços públicos (ruas, praças, parques e áreas verdes), permitindo uma visão local e histórica das atividades de Arborização Urbana.

Tomada de decisões técnicas
Com a análise de dados, é possível identificar padrões e tendências. Isso permite tomar decisões mais assertivas sobre planejamento das atividades de Arborização Urbana.

Otimização de recursos operacionais
Identificação de áreas prioritárias (ruas, parques, praças e áreas verdes) que necessitam de atenção, e otimizando a alocação de recursos e reduzindo custos operacionais.

Dados abertos e transparência
Otimiza o compartilhamento de informações entre equipes, setores distintos e para sociedade, promovendo uma gestão mais colaborativa e transparente dos resultados alcançados.

Engajamento social
Ao disponibilizar dados sobre a arborização urbana, é possível estimular o engajamento da comunidade, promovendo a participação em ações de plantio e cuidado das árvores.

Arcabouço jurídico - legal
Gestão com atendimento a diversos dispositivos jurídicos em atividades de arborização urbana, como a minuta do Plano Nacional de Arborização Urbana, Código Florestal e Planos Diretores municipais.
Nuvem de palavras destacando os bairros com maior extensão de “Área Verde – Cobertura Florestal”, em percentagem, no município de Teresina – PI. Bairros com as menores letras têm menor percentual de cobertura florestal. Fonte: ArborizAI (2024), adaptado de Lang et al. (2023) e OSM (2024).

Gráfico árvore destacando a extensão – área em metros quadrados, das praças da área urbana subdivididas por região do município de Teresina – PI. Foram consideradas apenas praças com área superior a 3.000,0 m2. Fonte: ArborizAI (2024), adaptado de OSM (2024).

Gráfico radar apresentando o Indíce de Vegetação (NDVI Mediana, Esquerda) e Altura do Dossel (CHM, direita) para os Parques da área urbana subdivididas por região do município de Teresina – PI. Fonte: ArborizAI (2024), adaptado de Lang et al. (2023) e OSM (2024).